Notícias

QUER VENDER OU COMPRA? ANTES FAÇA UMA AVALIAÇÃO.

08/06/2021 - AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

noticias

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS
avaliação de imóveis tem por objetivo esclarecer ao proprietário o valor de mercado do seu imóvel levando-se em conta fundamentalmente questões puramente técnicas, como oferta, localização, topografia, idade e conservação, padrão construtivo e fator frente/fundos.

É diferente da precificação, onde entram também questões menos objetivas como situação do negócio, interesses pessoais, comerciais e até sentimentais.

Ou seja, a avaliação de imóveis busca pragmaticamente elucidar o quanto de fato vale um bem imóvel independente de quem o veja ou de interesses pessoais ou comerciais que eventualmente poderiam estar envolvidos na questão. O resultado final, consequentemente, é a definição técnica de um intervalo onde deveria estar situado o valor de mercado do imóvel sob análise.

A tecnicidade do processo de avaliação do imóvel, e consequentemente na elaboração de um laudo técnico de avaliação está expressa em uma sequência de normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: as NBRs 14653, subdivididas em procedimentos gerais, imóveis urbanos, imóveis rurais e empreendimentos.

CONHEÇA!
O nosso serviço de avaliação de bens imóveis.

Via de regra, pode-se dividir os procedimentos para a avaliação de imóveis em três grandes pontos:

  1. Pesquisa de Mercado
  2. Homogeneização dos Valores
  3. Análise Estatística

A pesquisa de mercado para avaliação de imóveis, tem como objetivo criar um ponto de partida para lastrar a análise da avaliação do imóvel. O trabalho consiste em obter informações a respeito de imóveis semelhantes que foram negociados nos mesmos local e período em que a avaliação está sendo feita.
A partir desse lastro, é feito uma homogeneização dos valores levando-se em conta diferenças de fatores entre o que foi pesquisado e o bem que está sendo examinado.
Por fim, é realizada uma análise estatística para encontrar o valor, ou intervalo de valores, em que o imóvel poderia ser enquadrado.

Homogeneização dos Valores
Dentre os três procedimentos citados, a homogeneização é central na avaliação de imóveis, visando a definição do valor mais acurado. Sendo assim, seu aprofundamento leva em conta fatores que, em geral, podem ser resumidos a oferta, localização, topografia, frente x fundos, padrão construtivo e estado de conservação.
A oferta é a adequação dentro da lei da oferta e da procura em relação à amostragem retirada da pesquisa de mercado. Na localização referencia-se o imóvel de acordo com a melhor e a pior posição em relação ao endereço. Na topográfica considera-se se ela é acidentada, e em que grau, e também se é passível de alagamento.

No fator frente x fundos busca-se avaliar possíveis valorizações ou desvalorizações na avaliação do imóvel, sempre em comparação com a amostragem, considerando-se características como formato não quadrado ou não retangular, o que diminui o valor, ou esquina, o que tende a aumentá-lo.

A profundidade também entra na definição do fator frente x fundo, uma vez que na avaliação de terrenos com pouca profundidade podem sofrer desvalorização.

Além disso, há que se levar em conta também o padrão construtivo para adequar as diferenças entre o que foi encontrado na amostra ao padrão do imóvel avaliado. Por fim, a homogeneização passa pela comparação entre o estado de conservação e eventuais necessidades de reformas entre o objeto de estudo e o que foi encontrado na pesquisa.

Diante do que foi explanado podemos concluir que o resultado da avaliação de imóveis visa dar o valor de mercado considerando-se apenas questões técnicas tanto na elaboração dos procedimentos quanto na sua execução. Desta maneira, viabiliza-se um aumento na segurança para tomada de decisões, já que exclui do processo de avaliação do imóvel fatores subjetivos e voláteis como envolvimentos emocionais e interesses econômicos.

Se você ainda tem dúvidas sobre avaliação de imóveis.

Entre em contato com um dos nossos Avaliadores agora mesmo!

 
JÚLIO CORRETOR DE IMÓVEIS
Av Orcalino Santos, 40, Galeria Dona Dadinha, Sala 13
Centro - Caldas Novas / GO - CEP 75680-013
Telefone: (64) 99251-0110 | (64) 3453-3272
E-mail: comercial@juliocorretordeimoveis.com.br

AVALIADORES
Júlio Cezar CRECI 22413 | CNAI 26013
Corretor e Avaliador de Imóveis
Whatsapp 64 | 99288-9999
E-mail: juliocorretordeimoveis@hotmail.com

José Gustavo CRECI 16647 | CNAI 26014
Corretor e Avaliador de Imóveis
Whatsapp 64 | 99288-3350
E-mail: josegustavo.imob@yahoo.com

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png
Sobre Nós

Rua Antônio Coelho de Godoy, 
Qd. 5, Lt. 1, N. 560, CEP 75680-094 Setor Oeste. 

64 99251-0110  |  64 3453-3272

 

Contato

  Rua Antônio Coelho de Godoy, N. 560, CEP 75680-094, Setor Oeste, Caldas Novas/Goiás.

  64 | 99251-0110

  de Segunda a Sábado das 08hs às 18hs

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.juliocorretordeimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias